ART. 1 - Finalidade
ART. 2 - Técnica
ART. 3 - Júri
ART. 4 - Prémio
ART. 5 - Valor da inscrição
ART. 6 - Modalidades de inscrição
ART. 7 - Modalidades de Selecção e Mostras Colectivas
ART. 8 - Responsabilidade
ART. 9 - Concordância
ART. 1 – FINALIDADE
A Associação Cultural MoCA (Modern Contemporary Art), em colaboração com o Studio Arte Laguna, promove a Sétimo Edição do Premio Internacional “Arte Laguna” com a finalidade de promover e valorizar a Arte Contemporânea. O orçamento total do Premio é de € 170.000. O Premio recebeu a medalha de reconhecimento do Presidente da República Italiana e obteve, entre outros, o patrocínio do Ministério dos Negócios Estrangeiros, da Região Veneto, do município de Veneza, da Universidade Ca’ Foscari e do Instituto Europeu de Design. O concurso prevê o pagamento de prémios em dinheiro, a organização de uma importante exposição colectiva em Veneza, mostras em galerias de arte, residências artísticas e publicação de catálogo. O prémio, com tema livre, subdivide-se em cinco seções: pintura, escultura e instalação, fotografia, vídeo arte e performance, arte virtual.
ART. 2 – TÉCNICA
Pintura – Obras realizadas com plena liberdade estilística e técnica (óleo, tempera, acrílico, vinil, aguarela, grafite, lápis, colagem, etc.) e sobre qualquer suporte (tela, papel, madeira, plástico, metal, etc.). As medidas máximas consentidas por cada obra são de 175cm por lado. È Possível inscrever polípticos como obra única desde que reentrem no limite de 175 cm. Caso ultrapassem este limite estas obras serão inscritas como múltiplas.
Escultura e Instalação – Obras criadas em qualquer material orgânico ou inorgânico. As obras podem, também, utilizar som, luzes, vídeo e movimentos mecânicos ou electrónicos. È possível apresentar as obras em forma de projecto digital fotográfico. As medidas máximas consentidas por cada obra são: base 4 metros, profundidade 4 metros, altura 8 metros, não existindo qualquer limite de peso.
Fotografia – fotografia sobre suporte analógico em p/b e colorida, fotografia digital em p/b e colorida, elaboração digital em p/b e colorida, obra realizadas com computador. As medidas máximas consentidas por cada obra são de 175cm por lado.
Vídeo Arte e Animação – Vídeo, filme e obras realizadas com todas as técnicas de animação sobre qualquer suporte digital e analógico. As obras devem ter uma duração máxima de 15 minutos, título de abertura e ficha técnica inclusos. Para a mostra final são requeridas as obras originais entregues em DVD de alta qualidade e em formato compatível com os mais difusos instrumentos de leitura.
Performance – Cada artista ou grupo de artistas pode participar com uma ou mais performances que podem ser realizadas com qualquer técnica e forma expressiva e com o auxílio de qualquer material e suporte. Os artistas finalistas exibir-se-ão ao vivo na noite da inauguração e deverão fornecer todos os materiais necessários à realização da performance. "Siae" que sejam necessários.
Arte virtual - iFOPE: obras inteiramente realizadas em plataforma informática: computador, gráfica 3d, instalação virtual, obras realizadas com aplicação para smartphone ou tabletExamples of App >>>
![]()
ART. 3 – JURI
Curador do Premio:
Juri:
Umberto Angelini (Itália, Director do Festival Uovo)
Gabriella Belli (Itália, Directora dos Museus Cívicos de Veneza)
Adam Budak (Estados unidos, curador na área da arte contemporânea no Hirshhorn Museum and Sculpture Garden of Washington)
Cecilia Freschini (China, Curadora independente; fundadora e directora do lab-Yit | the Italian Contemporary Art Platform in China)
Mario Gerosa (Itália, redactor chefe da AD, curador de digital art)
Lina Lazaar (Reino Unido, Especialista internacional de arte contemporânea na Sotheby's)
Kanchi Mehta (Índia, fundadora e Curadora chefe do Chamelon Art Projects & Editor India para Flash Art)
Sabine Schaschl (Suíça, Director e curador do Kunsthaus Baselland of Basel)
Felix Schöber (Alemanha, curador independente)
![]()
ART. 4 – Prémios
O total do Premio é assim dividido:
PREMIO INSTITUCIONAL 
PREMIO Pintura: 7,000 euros*
PREMIO Escultura e Instalação:: 7,000 euros*
PREMIO Fotografia: 7,000 euros*
PREMIO Vídeo Arte e Animação e Performance:: 7,000 euros*
PREMIO Arte Virtual iFOPE: 7,000 euros*
* As obras premiadas continuarão a ser propriedade dos artistas
Prémio especial "BUSINESS FOR ART" 
- reservado aos artistas que inscreverem 2 obras na mesma seção. "FOPE jóias"
Prémios especiais "ARTIST IN RESIDENCE" 
2 NEW ART RESIDENCIES by submitting two artworks in the same section
The residency is organized in collaboration with Lab-Yit | | The Italian Contemporary Art Platform in China.
- reservado aos artistas que inscreverem 2 obras na mesma seção.
"Technymon ARTresidency:": Residência artística em Mumbai para um artista.
A residência compreende: viagem, alojamento, bolsa de trabalho de 500 euros e exposição final Sakshi Gallery, Mumbai. Uma das obras criadas na residência será propriedade da Technymon.
"Scuola del vetro Abate Zanetti": Residência artística em Veneza + realização de um projecto ao lado de mestres do vidro + open day
Residência com duração de 1 mês (alojamento incluído), workshop com o mestre de vidro de Murano Giancarlo Siggnoreto, assistência por parte da Scuola del Vetro Abate Zanetti e exposição final. Reservado aos artistas que inscrevam pelo menos 2 obras na seção escultura.
"Art Stays": Residência artística na Eslovénia por 7 dias + exposição final
ART STAYS, Festival internacional de Arte Contemporânea e principal evento anual de artes visuais na Eslovénia, oferece uma residência de 7 dias (alimento e alojamento incluídos), assistência do curador, participação no festival e exposição final.
"iaab": Residência de arte em Basileia + open day
Residência de 3 meses de duração, incluindo alojamento, assistência curatorial e open day.
PRÉMIOS ESPECIAIS MOSTRAS COLECTIVAS" 
"Open"
"Instituto Romeno de Cultura e Pesquisa humanística de Veneza"
PRÉMIOS ESPECIAIS - MOSTRAS PESSOAIS 
Akneos Gallery, Nápoles
Amy-d arte spazio, Milão
Cell63, Berlim
Dafna Home Gallery, Nápoles
De Faveri Arte + Lab 610 XL, Feltre e Sovramonte
Dina Lowenstein, Miami
Galleria A+A, Veneza
Galleria Bianca Maria Rizzi, Milão
Galleria d'Arte l'Occhio, Veneza
Galleria Federica Ghizzoni, Milão
Galleria Gagliardi, San Gimignano
Galleria PrimoPiano, Nápoles
Giudecca 795 Art Gallery, Veneza
Largo Baracche, Nápoles
Leo Galleries, Monza e Lugano
Maelstrom Art Gallery, Milão
Mondo Bizzarro Gallery, Roma
Silbernagl&Undergallery, Milano e Varese
Spazio Surreale, S. Paulo Brasil
Yvonneartecontemporanea, Vicenza
Zaion Gallery, Biella
As mostras acima indicadas incluem montagem, vernissage e divulgação nos meios de comunicação social, realizadas pelas respectivas galerias. A montagem e organização das mostras fica ao cuidado das galerias. As despesas de transporte (ida e volta) e os eventuais seguros das obras são de responsabilidade dos artistas, que deverão contactar as galerias 1 mês antes da inauguração da mostra colectiva sob pena de perder o prémio. As obras continuarão de propriedade dos artistas. A galeria acordará directamente com o artista vencedor as comissões sobre eventuais vendas. Estará a cargo da Arte Laguna exclusivamente a realização de uma seção interna ao site do prémio, em que serão publicadas as obras premiadas e outras informações sobre a mostra.
![]()
ART. 5 - VALOR DA INSCRIÇÃO 
A quota de participação, para cobrir parcialmente as despesas de organização, é de 50,00 euros por 1 obra e de 90,00 euros por 2 obras inscritas na mesma seção, por cada obra a mais (inscritas na mesma seção) o custo é de 45 euros cada uma, para serem pagos como indicado no ART. 6. Para os artistas com menos de 25 anos, a quota de inscrição é de 45,00 euros por 1 obra e de 80,00 euros por 2 obras inscritas na mesma seção, por cada obra a mais (inscritas na mesma seção) custo é de 40 euros cada uma. Os artistas com menos de 25 anos tem a obrigação de enviar cópia do seu documento de identidade pelo e-mail
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it
Questo indirizzo e-mail è protetto dallo spam bot. Abilita Javascript per vederlo. ou por fax n. +39 041 8627948, caso contrário a inscrição não será considerada válida. Os artistas, que inscreverem 2 obras na mesma seção podem participar sem nenhum custo adicional nos prémios especiais "Artist in Residence" e "Business for Art" como especificado no ART. 4 Os artistas deverão entregar uma cópia do pagamento. A quota de inscrição não é reembolsável.
![]()
ART. 6 - MODALIDADES DE INSCRIÇÃO
- 27 Novembro 2012: fecho das inscrições por via postal (será considerada a data do carimbo postal)
- 5 Drezembro 2012: fecho das inscrições por on-line
utilizando uma das seguintes modalidades:
1) On-line:
completando o módulo de inscrição nas seguintes páginas:
SECÇÃO PINTURA: http://www.premioartelaguna.it/enrollment_pt.php?tipo=paint
SECÇÃO ESCULTURA e INSTALAÇÃO: http://www.premioartelaguna.it/enrollment_pt.php?tipo=sculp
SECÇÃO FOTOGRAFIA: http://www.premioartelaguna.it/enrollment_pt.php?tipo=photo
SECÇÃO VIDEO ARTE e ANIMAÇÃO: http://www.premioartelaguna.it/enrollment_video_pt.php
SECÇÃO PERFORMANCE: http://www.premioartelaguna.it/enrollment_performance_pt.php
SECÇÃO VIRTUAL ART: http://www.premioartelaguna.it/enrollment_virtualart_pt.php
2) Enviando em envelope fechado:
ou entregando directamente na Secretaria do Premio:
ARTE LAGUNA – Via Roma, 29/A - 31021 Mogliano V.to (TV) Itália
http://www.artelagunaprize.com/modulo.pdf), uma breve nota biográfica, uma fotografia de alguma obra (formato min. 15x20cm. – formato max. 20x30cm.) com referencia de: nome, sobrenome, país, título, dimensão, técnica, ano e cópia do pagamento da quota de inscrição. A documentação (foto incluída) não será restituída.
1. Por transferência bancaria: endereçada a Associazione Culturale MoCA, Preganziol (TV) Itália. BANCA ANTONVENETA IBAN: IT64Z0504061800000000866402 - BIC: ANTBITT2PV19
Motivo: 'Premio 12.13 – Nome, apelido e telefone do artista
Não se aceitam débitos do custo da transferência, sob pena da anulação da inscrição.
We do not accept any transfer costs charges, on penalty of the cancellation of your registration.
2. Por transferência bancaria: endereçada a Associazione Culturale MoCA, Preganziol (TV) Itália.
Banco dos correios italianos - IBAN: IT38F0760112000000080409584 - BIC: BPPIITRRXXX
Motivo:'Premio 12.13 – Nome, apelido e telefone do artista
3. On-line com carta de crédito: PAYPAL http://www.premioartelaguna.it/pagamento_online.php
4. WesternUnion Para Laura Gallon – Mogliano Veneto (TV) Italy
Não se aceitam débitos do custo da transferência, sob pena da anulação da inscrição. È obrigatório especificar o código da transacção no formulário de inscrição.
Não são aceites cheques!
A primeira selecção será feita com base fotográfica, não enviar a obra!
![]()
ART.7 – MODALIDADE DE SELECÇÃO E MOSTRAS COLECTIVAS
O júri de Premiação seleccionará numa primeira fase 200 obras. Aos seleccionados será solicitado o envio de um e-mail contendo um portfólio (com o máximo) 10 trabalhos e dossier aprofundado, com o intuito de seleccionar as 110 obras finalistas que serão expostas numa prestigiosa exposição colectiva junto ao Arsenal de Veneza. Outras obras, seleccionadas entre os artistas com menos de 25 anos, serão expostas no Instituto Romeno de Cultura e Pesquisa Humanística de Veneza. Os resultados da selecção serão publicados no site www.premioartelaguna.it. A montagem e organização das 2 mostras acima indicadas estarão aos cuidados de Arte Laguna. As despesas com transporte (ida e volta) e o seguro das obras serão a cargo e responsabilidade dos próprios artistas.
![]()
ART. 8 – RESPONSABILIDADE
A Associação Cultural MoCA e Arte Laguna, assegura o máximo cuidado e custódia das obras recebidas, exime-se de qualquer responsabilidade por qualquer roubo, incêndio ou danos de qualquer natureza, às obras ou pessoas, que possam ocorrer durante todas as fases do evento. Eventuais pedidos de asseguração será da responsabilidade do próprio artista. Os artistas poderão informar-se sobre o desenvolvimento das diversas fases do premio, através do site oficial www.artelagunaprize.com. A organização inserirá todos os inscritos na lista de e-mail através da qual serão informados sobre qualquer eventual modificação que poderá ocorrer em relação ao presente regulamento.
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it
e de a consultar quotidianamente.
![]()
ART. 9 – CONCORDÂNCIA
As decisões de premiação do júri são irrevogáveis e indiscutíveis. Os artistas premiados tem o direito de renunciar ao premio sem, porém, pedir à Arte Laguna nenhuma forma de ressarcimento, em tal caso o premio será reatribuído segundo a classificação do júri. Todo o candidato concede à Arte Laguna os direitos de reprodução das obras e dos textos preparados para a redacção do catalogo, do arquivo de adesão e da publicidade das obras no web site do premio e de outra forma de comunicação e actividade da organização. Todo o candidato autoriza expressamente e delega os direitos a Associação Cultural MoCA e Arte Laguna, a tratar os dados pessoais transmitidos nos termos da lei 675/96 ('legge sulla Privacy') e sucessivas modificações D.lgs. 196/2003 (Codice Privacy), também para fins de inserção em bancos de dados gerido pelas pessoas acima citadas. A participação neste concurso implica o conhecimento e a total aceitação do presente regulamento e do estatuto da associação cultural MoCa.













